julho 28, 2014

Sanduíche de rabo de boi


Claro que a minha sanduíche não ficou linda como o a do Hugo Nascimento, mas ficou deliciosa, e eu aprendi a cozinhar rabo de boi de forma diferente. Até agora só o utilizara para fazer a sopa!

Pois então cá vai:

Tempera-se um quilo de rabo de boi, em pedaços, com sal e deixa-se repousar uma hora.
Depois salteia-se num tacho com um fio de azeite até ficar coradinho e tostado. Retira-se e reserva-se.
No mesmo tacho alouram-se legumes:
2 dentes de alho laminados
2 cebolas em cubos
2 tomates em gomos
1 cenoura às rodelas

Junta-se um pouco mais de azeite, se for necessário, mais
2 folhas de louro
1 ramo de tomilho
1 colher de chá de pimenta da Jamaica em grão
sal q.b.

Rega-se tudo com 3dl de vinho branco e deixa-se ferver um minuto. Nessa altura voltamos a adicionar a carne e deixamos cozinhar em lume brando durante três horas, até a carne se soltar do osso. Durante a cozedura vamos adicionando aos poucos um copo de água, se necessário.

Quando pronta desfia-se a carne, e coloca-se numa forma de bolo inglês forrada com película aderente. Eu não forrei a minha e não tive qualquer dificuldade em desenformar a carne depois. Leva-se a terrina ao frio.

Para o molho emulsiona-se o resultado do estufado num copo liquidificador, com:
1 colher de sopa de azeite virgem extra
1 colher de chá de vinagre de vinho branco
pimenta preta a gosto

O chefe preconiza ainda que se usem pickles de nabo a acompanhar, cuja receita também indica, mas dos quais eu prescindi, usando apenas umas frescas folhas de alface e pickles comuns.

Abre-se então o pão (chapata, de preferência) ao meio, barra-se com o molho, sobrepõem-se finas fatias de terrina, mais molho, pickles e cebolinho picado.

Bons piqueniques!

julho 25, 2014

O Livro das Sanduíches



Sanduiches são boas para piquinicar, sabem bem no campo ou na praia, podem constituir uma deliciosa refeição ligeira (ou não!) em casa ou fora dela.

Por isso comprei O Livro das Sanduíches,(clic) do Hugo Nascimento. É lindo, divertido, cheio de sugestões para umas sanduíches diferentes e deliciosas!

Mas quê? Para começar escolhi logo uma das receitas mais demoradas: sanduíche de rabo de boi, que requer algum tempo de preparação.  O resultado vem a seguir ;)