dezembro 09, 2013

Sonhos de Abóbora - uma receita para o Natal que se avizinha!



O mal de termos 200.000 livros de culinária, 100.000 blocos e 50.000 cadernos de receitas é que, quando precisamos de uma receita específica, às vezes não nos lembramos em que livro, bloco ou caderno está... 
Com parte de uma linda abóbora mogango cozida e escorrida desde a véspera, eu queria a receita dos sonhos (ou velhoses) de abóbora que fiz no ano passado, e que foram tão apreciados por todos! Mas não a encontrei... e então improvisei. O resultado foram aquelas coisinhas fofas da foto acima :)

Às vezes improvisar compensa... Aventurem-se!

250g de abóbora cozida e muito bem escorrida, desfeita (deixei a minha a escorrer na véspera à noite)
270g de farinha sem fermento
1 colher de chá de fermento seco granulado (para pão)
3 colheres de sopa de açúcar
raspa de 1/2 limão
1 colher de sopa de aguardente ou vinho do Porto
sal q.b.
3 ovos

Juntei e misturei todos os ingredientes com a batedeira eléctrica, cobri a tigela com película aderente e reservei na cozinha, em local ameno, até que duplicou de volume.
Depois foi só pôr óleo abundante a aquecer e, quando atingiu a temperatura ideal, fritar a massa às colheradas. 

Não se deve aquecer excessivamente o óleo, para dar tempo aos sonhos de crescerem e cozerem bem por dentro. A massa deve ser colocada na frigideira com cuidado, para que fiquem redondinhos e sem aquelas pontas inestéticas provocadas pelos pingos de massa.

À saída passam-se por açúcar misturado com canela a gosto, ou mergulham-se numa calda de açúcar fraca, aromatizada a gosto, com pau de canela ou casca de limão ou laranja, por exemplo.

Nota: Já encontrei a receita do ano passado, também muito prática, por ser feita apenas com fermento em pó e não necessitar de tempo de repouso. 

5 comentários:

Sabores Autenticos disse...

Adoro sonhos e os seus estão lindos!
Bjs

Paula disse...

E, modéstia à parte, também estavam muito bons, Lurdes! A próxima receita natalícia revisitada vão ser as filhós de forma. Depois conto. Beijinhos :)

Piteca disse...

Que lindos que ficaram. Vale sempre a pena improvisar, sem dúvida, eu pelo menos adoro! ;)
Beijinhos doces.

Na cozinha da Sónia disse...

Lindossss adoro

http://nacozinhadasonia.blogspot.pt/

Paula disse...

Piteca e Sónia: beijinhos e Feliz Natal!