agosto 31, 2013

Cataplana à marinheiro


A cataplana, para além de ser um objecto lindo, fica sempre bem numa mesa no Verão. Assim de peixe evoca o mar e as férias (que, hélas! já passaram) e abre-me sempre o apetite. Como se eu precisasse que alguma coisa me abra o apetite!... Adiante.

À cataplana da imagem faltam, para o meu gosto pessoal, uns coentros picadinhos, mas como cá em casa esta  erva aromática que eu adoro não é consensual, cada um coloca-os a gosto no seu próprio prato.

Apesar de eu achar que uma cataplana na mesa faz sempre um belo efeito, estes pratos são muito fáceis e rápidos de confeccionar, para além de admitirem muitas variações.

Como fiz a minha:

Usei 2 postas de safio e 2 de pescada, gambas e ameijoas. Era o que havia!
Podem usar outras variedades de peixe, ou mesmo apenas uma.
Cebola, tomate fresco, que agora está no auge cá no quintal, pimentos (verde e vermelho), azeite, sal, pimenta e vinho branco são os ingredientes.

Pûs a cataplana ao lume, e deitei-lhe dentro o azeite, a cebola e o tomate, sem pele nem sementes, cortado aos cubos. Juntei o pimento às tiras e sobre esta caminha coloquei as postas de peixe, previamente temperadas de sal, e coloquei por cima as gambas  e as ameijoas. Pode juntar-se um raminho de salsa ;)

Polvilhei com um pouco de pimenta do moinho e juntei um copo de vinho branco. Se acharem necessário podem deitar também um golinho de água. Eu não pûs.

Fechei a cataplana, deixei levantar fervura e reduzi o lume, para que tudo cozesse brandamente por 15 minutos. Servi com batata cozida.

E vocês? Como cozinham a vossa cataplana?

2 comentários:

Pão, Bolos e Cia. disse...

Eu também gosto muito de cataplanas, do prato em si e do utensílio.
Para pena minha tenho uma igual, de cobre como a tua, que usava antes, mas no fogão elétrico não funciona.
As de inox não têm o mesmo ar.

Gosto de cataplanas de peixe mas também com algum cubos de carne e com algumas amêijoas ou berbigões para fazer o caldo.

Bonita a tua.

Paula disse...

Realmente as de inox não são a mesma coisa!
Também gosto das cataplanas com carne :) Talvez a próxima.