outubro 05, 2012

Esparguete à Putanesca


A despeito da fotografia, que não é da melhores cá do blog, este esparguete, que eu andava com desejos de preparar já há algum tempo, é muito fácil de confeccionar e muito saboroso!

Ponha o esparguete a cozer. Não se esqueça de reservar um pouco de água da cozedura quando escorrer a massa...

Estale dois bons dentes de alho esmagados numa frigideira com azeite, sem deixar queimar, juntamente com uma malagueta picada. Junte 2 colheres de sopa de alcaparras bem escorridas e algumas anchovas de conserva. Se quiser pode igualmente juntar uma lata de atum bem desfeito com um garfo. 

Deixe apurar um bocadinho, junte uma lata de tomate pelado bem desfeito e duas ou três colheres de polpa de tomate (para acentuar a cor do molho). Se o tomate for muito ácido junte uma pitada de açucar, para quebrar a acidez. Se gostar adicione também uma pitada de canela, e junte azeitonas pretas, de preferência descaroçadas. Rectique os temperos, tendo em conta que as alcaparras e as anchovas já são salgadas. Polvilhe com salsa fresca picada

Junte a massa e, se necessário, um pouco de água da cozedura, para deslaçar o molho. Sirva com queijo parmesão ralado a gosto.



1 comentário:

Ricardo Tiago disse...

hummm... que bela massinha!
Bom fim de semana.