junho 26, 2012

Caponata Siciliana



Há que tempos que andava para experimentar esta famosa receita italiana pois adoro legumes, e via aqui uma nova possibilidade de os cozinhar. Que posso dizer? Adorei! Acho que ainda gostei mais desta versão do que da minha famosa (e também deliciosa!) ratatouille.

Usei a receita do chef Ramsay, do meu livro Gordon Ramsay's fast Food. E se isto é a comida fast food do chef, então não quero outra vida!

Por favor, mesmo que achem que não gostam de beringela, experimentem esta receita; é muito provável que mudem de opinião!

Os ingredientes são:

Cebola, pimento (usei vermelho), haste de aipo, 1 malagueta sem sementes (se não gostarem de comida picante não ponham), beringela, tomates, alcaparras, azeitonas sem caroço, manjericão, salsa picada, azeite, sal e pimenta a gosto. Nas quantidades que desejarem...

Comecem por cortar todos os legumes aos quadradinhos, e as azeitonas ao meio ou em rodelas.

Numa frigideira larga de fundo espesso coloquem um pouco de azeite e salteiem a cebola com a malagueta, o aipo e a beringela em cubinhos.

Quando os legumes começarem a amolecer juntem o pimento e salteiem por mais alguns minutos.Temperem com sal e pimenta, juntem um golpe de vinagre de vinho branco ou balsâmico - usei o segundo, o que escureceu ligeiramente os legumes, mas não me arrependi -  e o tomate cortado aos pedaços, sem pevides. 


Adicionem as alcaparras e as azeitonas e salteiem um pouco mais. Por fim juntem algumas folhas de manjericão( não tinha...) e salsa picadinha. 


Um acompanhamento leve e delicioso!


7 comentários:

Autora do Blog disse...

Ficou óptimo aspecto e certamente muito saboroso.

http://asvezescozinheira.blogspot.pt

Vera disse...

=) é 1 optima sugestão!!

Vanderleia disse...

Gosto muito de berinjela.Um prato com legumes variados enche os olhos.Gostei.Beijos.

Paula disse...

Obrigada, Léia! Eu também gostei muito deste prato, e vou repeti-lo muitas vezes este Verão! Bjs.

Cristina disse...

Podes crer Paula, desta fast food também eu queria e não me importava de comer todos os dias ;) Faço às vzees coisas parecidas, mas nunca me lembrei de pôr aipo, que tanto gosto e além disso, este prato vem com um toque especial, do Gordon Ramsay ;)

Paula disse...

Há muito que trazia esta receita debaixo de olho Cristina! Bjs

pimentinhas na cozinha disse...

Adoro essa comidinha, a sua deve ter ficado deliciosa, pelo aspecto logo se vê.

Tenha um excelente fim de semana, bjs