junho 29, 2011

Muffins de banana e avelã

Será que a massa tricolor do post anterior intimidou os meus leitores? O certo é que ninguém sugeriu uma receita para a cozinhar... Assim, eu tratarei disso e depois mostro por cá o resultado.

Por agora deixo-vos com estes deliciosos e aromáticos bolinhos, inventados ontem à última hora, para aproveitar duas bananas já muito maduras. O forno ainda estava quente do assado que fiz para o jantar, por isso resolvi aproveitar. Por outro lado tinha um pacote de avelã moída ainda do Natal, imaginem, e a precisar que lhe dessem destino antes de terminar a data de validade. Uma pitada de canela e outra de noz moscada teriam acentuado ainda mais o aroma destes muffins; ficam para a próxima!

(Usei um copo medida de 200ml)

1 1/2 copos de farinha
1/2 copo de farinha de avelã (avelãs moídas)
1 copo de açucar
1/2 copo de óleo
1/2 copo de leite
1 ovo
2 bananas muito maduras, esmagadas
1 pitada de sal

A preparação é a tradicionalmente usada para fazer muffins: juntar primeiro todos os elementos sólidos; em seguida bater ligeiramente o ovo, juntar-lhe o leite e o óleo e misturar. Verter sobre os elementos sólidos, juntar a banana bem esmagada e envolver tudo. Misturar apenas o suficiente.
Verter em forminhas de queques untadas com manteiga ou óleo (usei o spray da Espiga).
Cozer em forno pré-aquecido,  até que um palito inserido no centro do bolinho saia limpo. Não tomei nota do tempo... mas é relativamente rápido.

Mornos estavam uma delícia, e hoje ao pequeno almoço só um soube-me a pouco!

A receita rendeu 8 muffins grandes. Acho que teria conseguido 10 com um pouco mais de parcimónia a encher as formas...

junho 17, 2011

Receita precisa-se...

A minha filha Margarida esteve em Milão e trouxe-me uma prenda:


Ora, o que eu quero é que os meus leitores me dêem sugestões para cozinhar esta massa tão bonita. Pode ser?
Fico à espera...
O(a) autor(a) da receita escolhida vai ter uma prenda! 

Entretanto vejam só algumas delícias com que a pequena se regalou:


Um vero capuccino...


Coppa la Castellan...


Coppa l'ortolano...


Risotto trevisana...


Não ficaram com fome? Eu fiquei :)



junho 08, 2011

Pão de ló "tipo" Alfeizeirão...


Desde a última Páscoa que tenho andado na onda do pão de ló!

Acho o bolo ideal para pôr em evidência o gosto dos ovos frescos caseiros, e tenho executado várias receitas, entre as quais o velho bolo de água, que não fazia há muito tempo, e que para mim é também um pão-de-ló...

Também faço pão de ló em creme há anos, seguindo uma receita que tenho de pão-de-ló de Alfeizeirão. Não sei se a receita é genuína ou não, mas que dá resultado não há dúvida.

Contudo, leva um ror de gemas e faz um bolo pequeno, e por isso desta vez decidi experimentar de novo a "táctica" aqui indicada pelo Luís, desta vez com excelentes resultados. Ao contrário da primeira vez , em que resultou num fiasco, por causa da minha grande impaciência e do  abre-e-fecha da porta do forno...

Depois disto acho que sempre que quiser comer pão-de-ló em creme vou fazer este, maior, mais económico, e delicioso!

Usem a medida que vos der mais jeito, sabendo que:

2 medidas de ovos
2 medidas de açucar
1 medida de farinha

(usei uma caneca de 220ml)

dão um belo pão de ló em creme. Quanto ao tempo de forno, cada um conhece o seu... Desta vez aqueci-o bem, coloquei o bolo lá dentro e baixei a temperatura para 180º. Durante 35 minutos resisti à tentação de abrir o forno. Quando olhei lá para dentro estava com uma cor linda, desliguei o forno. Deixei-o repousar lá dentro mais dez minutos. Ficou assim, tal qual eu desejava.