setembro 24, 2010

Pão


Saber fazer pão é das coisas mais gratificantes e que mais alegria me dá! Tão simples, tão bom... os cuidados com a temperatura e as correntes de ar, para não matar o fermento, a macieza da massa nas mãos, o cheirinho do pão a cozer!

Quem é que não gosta de pãozinho quente com manteiga?...


Estes pãezinhos são óptimos para lanche e pequeno almoço. A receita é de um blog francês, que não anotei... se o(a) autor(a) por cá vir a receita, aceite as minhas desculpas por não poder citá-lo(a), e os parabéns por uns dos pãezinhos mais deliciosos que já fiz!

Eu tenho para mim que deve ser de um desses meus blogs favoritos aqui ao lado... 






A receita, para uma dúzia de pãezinhos pequenos:


500g de farinha sem fermento
260g de leite, morno
70g de manteiga amolecida (ou margarina)
30g de açucar
1 ovo batido
1 colher de chá de sal
1 pacotinho de levedura seca (usei 20g de levedura fresca) 

Numa tigela grande, misturam-se a farinha, o açucar e o sal. Abre-se uma cova no meio, desfaz-se o fermento no leite morno e junta-se à farinha, bem como a manteiga amolecida e o ovo, previamente batido. Misturam-se bem todos os ingredientes.
Bate-se a massa convenientemente até ficar macia e elástica, cobre-se com um pano limpo e deixa-se levedar cerca de 1 hora ou até que dobre de volume, em local abrigado de correntes de ar. No Inverno convém procurar um local onde a temperatura seja amena.
Depois, amassar ligeiramente, dividir a massa em doze partes e moldar os pães. Deixar levedar de novo e levar a cozer em forno previamente aquecido, até ficarem lourinhos. Verificar a cozedura com um palito.


Update: Já descobri, a receita é do blog "Les Gourmands Disent..." Merci beaucoup à Allulou!

setembro 19, 2010

Dias... felizes

Esta minha ausência ficou a dever-se a uns dias de férias. Entre outras coisas aproveitei para pôr a leitura "culinaresca" em dia.
Eis as minhas duas últimas aquisições:




"Dias Com Mafalda" e "Cozinha Para Quem Não Tem Tempo", que adorei, e dos quais já adaptei  algumas receitas. Eu e muitos mais na blogosfera, porque as recitas da Mafalda Pinto Leite começam a pulular por aí...

A minha primeira experiência foi uma esparguete com bacon e cogumelos, simples, rápida e muito saborosa.


Deixo as quantidades por vossa conta...
Comecem por cozinhar a massa como habitualmente. Entretanto, numa frigideira, aqueçam um pouco de azeite e juntem-lhe o bacon cortado aos cubinhos e o alho esmagado, e a mistura de cogumelos. Eu usei pleurotos e cogumelos de Paris frescos, era o que havia em casa.
Escorram a massa e devolvam-na à panela. Juntem-lhe os ovos batidos e a mistura de cogumelos. Temperam com pimenta, sal e salsa picada. Aqueçam bem antes de servir, deixando o ovo cremoso. Polvilhem com queijo parmesão, melhor se ralado na hora.


Delícia!