junho 26, 2010

Do quintal



Algumas das frutas que mais aprecio são também das mais efémeras. Espero ansiosamente durante meses pela sua chegada e logo desaparecem, como acontece com as cerejas do nosso quintal.

Evidentemente há por cá ainda muitas cerejas à venda (o Fundão é mesmo aqui ao lado...), mas comprá-las não é a mesma coisa que empoleirar-me na cerejeira, colher e comer... Sim, podem não acreditar, mas eu continuo a trepar à cerejeira, tal qual como quando era pequena!

Como agora começam a cair ao chão, meias murchas, estou a pensar seriamente em recolher algumas para secar como se fossem passas, e utilizá-las em futuras realizações culinárias...

junho 11, 2010

Fogão novo...


Nem todos os meus blogs preferidos constam da lista ao lado, pois quase todos os dias encontro algum novo, que vasculho avidamente, encantada...

Entre esses tenho passado horas de puro deleite no da Maria Regina, e no da Ana Elisa, ambas brasileiras.

Este mundo virtual é fantástico: leva-nos a casa de pessoas que passamos a considerar e que quase de certeza jamais viremos a conhecer pessoalmente!

Nos meus blogs favoritos, tanto quanto as receitas e a comida aprecio, e muito, a escrita e as histórias. Os dois blogs que citei são por isso sinónimo de muitos momentos bem passados.

Dedico-lhes este post:

À Maria Regina a minha sincera admiração por conservar o precioso fogão azul de sua mãe, com a profícua idade de 40anos... Devo dizer que acabei de despachar da cozinha do Rap'ó Tacho, para grande alívio meu, o fogão que também era de minha mãe. E era mais "jovem" por sinal, andava pelos 30...

Do fogão novo, que podem ver na foto, já saiu uma bela feijoada de chocos, e um bolo de fubá, receita de família postada pela Ana Elisa, para lhe testar a performance... Eis a foto do bolinho, já que me esqueci de fotografar a feijoada :



















Ficou assim amarelinho por conta dos ovos, que são produzidos no nosso galinheiro :) Receita aqui.

E aí em casa? Como são os vossos fogões?