agosto 25, 2010

Ratatouille



















Quando por aqui digo que sou fanática por legumes estou certamente a repetir-me... Mas é mesmo assim! E acho que ultimamente esta minha tendência para os "verdes" se tem acentuado e muito.

Em pleno Verão, com a abundância de ingredientes próprios deste prato não podia deixar de fazer a clássica ratatouille, muito mediterrânica, colorida, vitaminada e deliciosa!

Juntei-lhe um ovinho muito fresco, escalfado (outra das minhas paixões...) e comi assim, simplesmente, com uma boa fatia de pão caseiro. Que bom!

O que sobra ainda sabe melhor ao outro dia, reaquecido, e se quiserem uma sugestão original para aproveitar as sobras, espreitem aqui... Omelete recheada com ratatouille ;)

Receitas de ratatouille há muitas e com variantes; para fazerem uma igual à minha precisam de:

2 cebolas grandes
2 ou 3 pimentos, se tiverem de várias cores mais bonito fica
2 beringelas
3 courgettes
bons tomates, maduros, pelo menos 4 grandes
alho, louro
Coentros frescos, para juntar no final, picadinhos, ou outras ervas aromáticas a gosto
azeite, sal e pimenta

Aquecer o azeite num tacho e juntar o alho e a cebolas, picados. Pessoalmente, neste prato, gosto da cebola aos cubinhos, pouco picada.
Deixar a amolecer sem ganhar cor e juntar os pimentos às tirinhas ou aos quadradinhos, depois de limpos de peles e sementes.
Quando os pimentos estiverem tenros chegou a altura de juntar os tomates, cortados miúdo,também sem sementes.
Aqui deixo apurar longamente, até o tomate se desfazer quase todo e o molho se apresentar grosso e apurado. Nessa altura junto as beringelas e as courgettes, também cortadas os cubos, bem lavadas e com casca.
Agora é só temperar e deixar cozer em lume muito brando para apurar bem. Perto do final junto os coentros picados.

Aqui encontram uma versão muito diferente deste prato, que hei-de experimentar brevemente, embora estranhe a ausência do tomate ...

3 comentários:

Carol Pimentel disse...

Gostou de ratatouille também. Mas nunca tinha visto um aversão com ovos. Adorei a idéia!
Uma boa pedida comer com pão. Excelente refeição. :)
Beijos

Anónimo disse...

onde entra os ovos na preparação?eles são escalfados?

Paula disse...

Caro anónimo, os ovos são de facto escalfados à parte. Na verdade não é costume servir a ratatouille com ovos, mas eu gosto, e pronto!... Experimente ;)