abril 01, 2009

Codornizes


















Sei que há quem não goste, mas eu fui criada a comer coelhos bravos, perdizes, codornizes e tordos, caçados pelo meu pai.

à falta dessas iguarias, faço algumas vezes as codornizes como ele fazia os passarinhos, para matar saudades, como petisco.


Cortam-se as codornizes em quatro, temperam-se com alho, pimenta, sal e vinho branco.

Deixam-se assim por, pelo menos, uma hora ou duas.

Depois escorrem-se e alouram-se em azeite ou banha. Eu uso sempre o azeite. Quando louras, junta-se à frigideira a marinada e uma colherzinha de colorau, e deixa-se apurar bem o molho.
Um pouco de piripiri e uns coentros picados ( que desta vez não tinha, como é possível?!) completam o cozinhado. Pode não ser bonito, mas que é bom, hummmm, lá isso é!

A travessa da imagem é uma antiguidade; impossível dizer que idade tem, ou quem foram os antepassados que um dia a compraram...

7 comentários:

Unknown disse...

Paulinha eu adoro codornizes...e já há muito tempo que não com...vou levara receitinha. Beijinhos e o resto de óptima semana.

receitasdapiteca disse...

Também gosto muito, o meu homem já não porque diz que dá muito trabalho a comer e tem muito pouca carne...AH AH AH AH!
Já não como há bastantes anos por acaso, as tuas estão óptimas! :)
Bjcas.

jp diniz disse...

e que petiscos terão sido apresentados na travessa ao longo dos tempos?
belas codornizes.

Susana Gomes disse...

Paula, as codornizes até me fazem babar, mas a travessa...

Eu adoro objectos que além de bonitos, encerram em si as histórias que nos fizeram ser quem somos. De quem veio antes e se vai deixando lembrar por quem aqui está depois.

E assim chega uma travessa tão antiga à internet!
:)

ameixa seca disse...

Adoro codornizes, quem nunca comeu não sabe o que está a perder :)

Anónimo disse...

Receitas deliciosas!
Vou acompanhar o blog :)

Parabéns!

Elvira disse...

O meu marido é danado por esses passarinhos. Eu, nem tanto. Mas se estiverem bem preparados, até como com prazer. Essas codornizes parecem óptimas; ficaram tão douradinhas... :-)

Beijinhos.