março 14, 2009

Tortilha



Outro dia sobraram-me umas (poucas) batatas cozidas e uns raminhos de bróculos, que guardei no frigorífico, porque não gosto nada de deitar comida fora... Além disso fazer alguma coisa de jeito com os restos é um desafio para mim.

Chegada a hora do jantar, deu-me para fazer uma tortilha...

Pûs uma frigideira ao lume, juntei-lhe azeite, um dente de alho esmagado e uma cebola cortada às rodelas finas.
Deixei amolecer a cebola, juntei uma rodelas de chouriço de carne beirão e um pimento morrone em tiras.

Cortei as batatas às rodelas e os bróculos em pedacinhos e juntei à mistura anterior. Bati 5 ovos, temperei com sal e pimenta e juntei à mistura de legumes e chouriço. (Os bróculos deixaram um "sarapintado" engraçado na tortilha).

Tendo antecipado que me seria difícil virar uma tortilha daquele tamanho (virar omeletes é uma tarefa que me não costuma correr bem,nem recorrendo ao truque do "passa para o prato, devolve à frigideira") já tinha o forno ligado e quente.

Untei ligeiramente uma forma pequena de tarte com manteiga e deitei lá dentro o preparado da frigideira. Coloquei por cima mais umas tiritas de morrone e levei ao forno para acabar de cozer, sem deixar secar demasiado os ovos.

Comêmo-la com uma salada mista, e soube muito bem!


<

5 comentários:

Isabel Salvador disse...

que linda tortilha amiga,jinhossss

Manuela © disse...

Gosto imenso de tortilhas, a mim também nem sempre corre bem quando é para virá-la, essa opção de levar ao forno é muito boa :-)

Edilia disse...

Adorei a tortilha que você fez.
logo farei porque quero experimentar.
Edilia

Anónimo disse...

As tortilhas são óptimas para acabar com os restos não é? E ficam sempre delíciosas!! A tua está com um aspecto excelente!
Bjcas.

Natália Eleutério disse...

Bem colorida a tortilha, as pintinhas dos bróculos ficaram um mimo, bjs.