março 08, 2009

Pão doce de laranja e canela



Parti para a confecção deste pão com a ideia de usar a receita de pão de canela da Conceição, mas as coisas não correram como previsto... Não resisti às pequenas alterações, apesar de ter a certeza de que o pãozinho do Baú deve ser delicioso, e saiu uma coisa diferente :)

Foi asim:

A receita da Conceição indica como ingredientes :

300 ml de leite
50 ml de óleo
2 ovos, que ela não usou mas eu sim
1 colher chá de sal
1 colher sopa de açucar
1 colher sopa de canela em pó
raspas de um limão
500 g de farinha tipo 55
2 colheres cha de fermento seco
~
Resolvi juntar também 60g de açucar.

Logo para começar não havia limões em casa, só laranjas... Pensei que uma raspazinha de laranja ia mesmo bem com a canela, por isso não desisti... E visto que ia usar raspa de laranja, diminuí a quantidade de canela, para que um sabor não anulasse o outro: usei apenas uma colher de café de canela.

Enquanto a MFP amassa, tenho a mania de controlar a consistência da massa. Ora, como a Conceição não usou os ovos na receita, as 500g de farinha devem ter sido suficientes para dar consistência à massa.
Já no meu caso, tendo usado os dois ovos, a quantidade de farinha revelou-se claramente insuficiente...
Fui acrescentando farinha aos poucos, até a massa ter consistência de pão, um pouco mole. Quanto terei acrescentado? Não sei dizer... provavelmente umas 100g ? Nestas coisas ajuda muito a experiência.

Quanto a máquina apitou, lembrei-me de juntar umas sultanas douradas que andavam lá por casa esquecidas. Seriam umas 60g, mas quando repetir esta receita vou juntar pelo menos 100g.

Adorei este pãozinho guloso, que comemos ao lanche. Eu comi o meu com compota de laranja.


7 comentários:

♥ mesa para 4 disse...

Hummm ficou um pãozinho com um aspecto delicioso...

CACAU disse...

Vim aqui parar de link em link... e não resiti: adicionei o blog à minha reduzida lista!

Paula disse...

Fiquei encantada com a visita, Cacau! Volte sempre.

Manuela © disse...

Adoro pães assim altos e fofinhos :)

Baú da Conceição disse...

Pão de laranja e docinho deve ter ficado mesmo muito guloso, agora é a minha vez de lhe copiar a receita.Adorei esta ideia.

Beijinhos.

Susana Gomes disse...

Paula, gostei muito deste pão.
Ando sempre a expeeimentar eceitas novas na MFP e esta parece ser deliciosa.

Obrigada pela visita ao "no soup for you"! :)

Beijinhos.

pestana disse...

Faz água na boca...