setembro 18, 2007

Este blog nasceu motivado pelas possibilidades de intercâmbio e convívio, e pela vontade de aprender, mais do que para mostrar grandes realizações ou criações.
Tem-me dado prazer actualizá-lo (nos últimos tempos com maior dificuldade, dada a escassez de tempo) e, apesar de não ser recordista em número de comentários recebidos, tem sido gratificante interagir com os meus leitores e com alguns autores, cujas receitas experimento com verdadeiro agrado. Quantas vezes o almoço ou o jantar não foram inspirados nessas leituras!
Sempre que postei receitas vistas noutros blogs procurei indicar a respectiva origem, pois no fundo é a esta troca que acho graça, para além de me parecer uma atitude de elementar honestidade.
Ora encontrei recentemente algumas receitas já publicadas por mim num blog relativamente recente, cuja "técnica" consiste em copiá-las trocando um dos ingredientes, e publicá-las como se da primeira vez se tratasse, sem qualquer referência à fonte. Esta consta sempre nos meus posts e consiste numa hiperligação ao blog de origem da receita.
Não sabia que os brandos costumes portugueses tinham chegado à esfera culinária, mas devia ter desconfiado...
Resta-me um consolo: a fazer fé na frase de Beethoven que publiquei anteriormente, a autora do dito blog por certo não faz uma boa sopa!...

18 comentários:

Elvira disse...

Sabe que pode recorrer à meios legais para que essa pessoa pare...?

Por favor, contacte-me por e-mail. Eu posso ajudá-la. Já fui confrontada com o esquema. No meu caso, era um site profissional - e comercial - que usava de maneira descarada as minhas receitas e fótos, pensando que eu era pequenina de mais para agir. O meu advogado entrou em contacto com ele e o caso resolveu-se naquele dia...

Beijinhos.

Unknown disse...

Bem, pelo menos temos de admitir que essa pessoa é de bom gosto... mas, realmente não custava nada citar a fonte.

Migas disse...

Estas coisas da internet têm muito que se lhe diga...lamento que esteja a acontecer isso. Mas eu seguiria a Elvira e tentava alguma forma de chamar essa pessoa à razão...:o(

risonha disse...

espero bem que não tenha sido eu que inadvertidamente usei alguma receita sua sem querer... já tenho usado receitas de outros blogs e quando é assim cito sempre a fonte. se tiro a receita de algum fórum em que participo cito também a fonte e/ou a autora da receita. se por acaso eu usei alguma coisa sua sem querer por favor contacte-me para que eu possa rectificar algum eventual plágio que possa ter cometido sem intenção.

colher-de-pau disse...

Eu estou com a Elvira!
Acho que deve fazer valer os seus direitos!
Eu tenho sempre o cuidado de citar a fonte, mesmo quando faço receitas de revistas de culinária.
Já em aconteceu saber que tirei a receita de algum lado e não saber bem de onde, mas deixo ficar bem claro essa ideia.
Mas deixe lá isso... Continue aqui connosco e a postar essas receitas deliciosas!

diogo disse...

o melhor é fazermos uma pesquisa ...na torre do tombo . ainda vai alguém ficar zangado com alguém

Anónimo disse...

Bom... não sei se este comentário chega a si...

mas como percebi agora que é duma zona lindissima, ou de se comem umas filhós de NATAL que são uma maravilha... c/ acúcar na massa
será que tem alguma receita dessas para partilhar???
Não sei melhor maneira de chegar até si...
um abraço
de Lisboa, balança, 42
Maria :)

Paula disse...

Obrigada pelo apoio, Elvira. Não vou chegar a tanto. No seu caso seria bem mais grave, porque o seu trabalho é digno de (grande) nota, ao contrário do meu modesto bloguito :)
Espero que o meu comentário tenha sido o suficiente para que a situação não se repita. Afinal quem cala, consente, não é?

Claro que a Risonha e a Colher de pau nada têm a ver com isto!

Maria, por acaso fiz filhós no fim de semana passado, deu-me cá uma vontade!... Não sei se a receita é a que pretende, mas fique atenta porque vou postá-la em breve ;)

Bjs.

Marizé disse...

Há muito tempo que visito o seu blog, mesmo antes de ter criado o meu, tenho uma colecção muito grande de receitas de vários blogs e sites que sempre visitei, agora e depois de ter criado o "Tachos" tenho a preocupação de tomar nota da fonte, acho que ainda não publiquei nenhuma receita recriada, mas mesmo assim vou verificar.
Beijocas
P.S. Estou solidária com o seu desabafo, aliás citando a fonte é motivo de alegria para o criador.

Anónimo disse...

pois então
PAULA,
claro está que vou ficar AINDA MAIS
atenta ao FANTÁSTICO blog...
obrigada, desde já,
e GRANDES e SABOROSOS
PETISCOS!!!
e, se me permite,
um beijinho
Maria

Paula disse...

Marizé, não se preocupe, pois não se trata do seu blog ;) Beijo!

Anónimo disse...

Eu teria exposto o cuco ou a cuca publicamente com um link, mas isso seria eu. Diria: vejam bem, está aqui uma receita igualzinha à minha, só com um ingrediente diverso. Era, para mim, o castigo exemplar.

Quanto ao seu "bloguito", como o classifica acima, é um dos meus preferidos, e, na blogosfera gastronómica, está entre os que me suscitam mais o prazer de ler.

Sei que esta opinião é apenas uma opinião, um gosto, mas dá-se o caso que, nestas e noutras coisas, os gostos se discutem mesmo, confrontando a qualidade da experiência de cada um e justificando as escolhas tintim por tintim.

Olhe, é hoje que vou fazer o brioche.

Isabel (pipoka) disse...

A maioria dos blogues (portugueses e brasileiros) que tenho visitado nesta ainda minha curta "carreira" de bloguista são feitos com grande sinceridade, honestidade e os seus autores muitas vezes desvendam algumas partes da sua vida pessoal. Por estas razões, acho deplorável esta história que se passou consigo... mas gente desonesta infelizmente há em todo o lado. Mas tem graça que a internet presta-se muito ao plágio, mas também ajuda a que facilmente se encontrem os "copiões". Afinal foi isso que aconteceu!

Mónica disse...

também me aconteceu e estou completamente de acordo com a tua indignação, querida Paula.

A falta de imaginação de uns não dá para mais.
Haja bom senso...

1 beijinho de apoio!

Paula disse...

Obrigada a todos pela solidariedade. Realmente também tenho a ideia de que a grande maioria dos "bloguistas" é honesto (isso salta logo á vista), e não vou dar mais importância ao caso, porque a não merece. É como diz a Mónica, falta de imaginação...
E claro, Avental, um link directo acaba logo com as "chias" como se diz por aqui :)

Cleia disse...

Paula, espero não ser alvo deste comentário, até porque quando copio alguma receita refiro a fonte (tal como fiz na receita do teu maravilhoso bolo de maçã com nozes).
Não sei se o acto é intencional, mas será que a pessoa em questão não a tira de revistas, ou livros que vcs tenham em comum? É que se não fôr isso, é muito mau...

Paula disse...

Querida Cleia, não tem nada a ver com o comentário, e espero que continue a fazer os meus bolinhos!
Quanto à cópia, infelizmente nada tem a ver com revistas ou livros em comum...

Anónimo disse...

Eu como o Avental, tambem gosto imenso do seu blog, das receitas e dos textos.

Nao costumo fazer comentarios, mas visito-o diariamente.

E um blog muito bom!!!
MariaCity