setembro 26, 2007

Caril de Gambas



Um dia destes apeteceu-me caril... Tenho cá em casa uma mistura que comprei numa mercearia indiana em Lisboa que cheira divinamente! E o melhor é aproveitar enquanto não perde a graça.

Por sorte encontrei umas belas gambas, a preço convidativo. Pensavam logo o mesmo que eu, não era?...

Chegada a casa dediquei-me à tarefa de lhes retirar a casca, o que se revelou tarefa fácil. Deixei-lhes a cabeça e a cauda, como se vê na imagem acima. Podia ter retirado também as cabeças, porque com as cascas fiz um caldinho que reservei. Com as cabeças, bem esmagadas, teria ficado ainda mais apaladado, mas apetecia-me encontrar os bichinhos assim inteirinhos... Enfim.

Salpiquei-os com um nadinha de sal e assim ficaram, enquanto preparei um refogado com uma cebola, um dente de alho e uma mão-cheia de coentros picados. Quando a cebola ficou murchita e transparente juntei o caril e duas colheres de chá de farinha de trigo.
Envolvi bem, juntei o lindo tomate da imagem desfeito, sem peles nem sementes, um pouco de gengibre fresco raspado, mais umas sementes de coentros esmagadas e uma pitada de sal. Dissolvi tudo com o caldo feito com as cascas dos bichinhos e ficou a apurar em lume brando.



Quando me pareceu no ponto, juntei as gambas e deixei ao lume durante mais uns 3 minutos para cozerem. No fim polvilhei com mais coentros picados.

Servi com arroz branco solto. Bem sei que não será uma grande versão, mas regalei-me!




O próximo será de legumes...

11 comentários:

anna disse...

Caril e camarões, quem lhes resiste?
Eu não...

Elvira disse...

Ai, Paula, que eu não podia ter ficado mais encantada com esse prato delicioso! :-)

Beijinhos.

risonha disse...

estou a babar com as fotos e a imaginar o aroma desse caril. ficou lindo paula, parabéns.

Marizé disse...

Eu não resisto a caril, e esta sua criação com gambas está de apetecer mesmo a esta hora da manhã. Tem que me contar onde encontrou esses bichinhos lindos a preço convidativo.
Beijocas

Laranjinha disse...

Bem apetitoso esse caril de gambas!

Mónica disse...

tinha saudades dos teus posts, que maravilha, hummmm...

Beijinhos!

colher-de-pau disse...

Não resisto a um bom caril...
O seu está mesmo com muito bom aspecto!

Marisa disse...

Que delícia de prato, adoro,adoro.
Será que posso petiscar um bocadinho.:)

Anónimo disse...

Pois olhe que o trocava pelo meu jantar, e o que vou comer (e fazer) julgo que o verá no blogue. Os coentros frescos e o gengibre dão um toque diferente ao caril, e devem ligar muito bem com o resto.

O mal da virtualidade gastronómica é que só trocamos figurinhas :(

Ana Prazeres disse...

Adoro caril do que quer que seja ,de camarão então... Acho que o caril de camarão é dos meus preferidos...
bjs

Anónimo disse...

delicioso... adoro caril e este está com um optimo aspecto