setembro 19, 2007

Bifes com pimenta e natas

Um dia destes passei pelo Lidl e vi por lá uns bifes de novilho com muito bom aspecto. Devo dizer que desconfio muito dos bifes: têm sempre bom aspecto mas depois de passarem pela frigideira e em contacto com os dentes lembram muitas vezes sola de sapato...

Nunca tinha comprado bifes lá, e arrisquei; não me arrependi. Antes de os cozinhar, pelo sim pelo não bati-os com o maço de madeira, não fosse o diabo tecê-las, mas nem precisavam, eram muito tenros.

Chegada a casa, com pressa para fazer o jantar (como de costume!) pequei num livrito velho de fichas de cozinha do "Correio da Manhã" que anda a cair aos bocados, li a receita com o título acima e fiz isto:



(desculpem a falta de apresentação, mas no dia-a-dia estamos mais interessados em comer do que em tirar grandes fotografias... )

Os cogumelos juntei por minha iniciativa, pensando na minha filha Joana, que os adora.

A receita é rápida de preparar e saborosa.

Pûs a frigideira ao lume e salteei primeiro os cogumelos, que reservei. Depois aqueci mais manteiga na frigideira e dourei os bifes em lume forte dos dois lados, durante escassos minutos, porque gosto deles meio termo. Retirei-os e temperei-os nessa altura com sal e pimenta preta. Pûs a travessa sobre um tacho com água a ferver, para os manter quentes.

Depois juntei um pouco dedo de conhaque à frigideira, para descolar os resíduos dos bifes (não tinha vinho da Madeira...). Isto feito, juntei umas boas colheradas de natas e uma colher de chá de mostarda. Misturei bem, deixei ferver e reduzir um pouco o molho, introduzi os cogumelos que tinha salteado antes, rectifiquei o sal e verti por cima dos bifes.

Dispensei a fécula que vem indicada na receita para engrossar o molho (1 colher de café), porque achei a consistência óptima sem ela; as natas eram espessas.

Servi os bifitos com puré de batata.

6 comentários:

Marizé disse...

Olá Paula, obrigada pela dica dos bifes do Lidl, pois nunca comprei tb por desconfiança, assim vou arriscar pois o preço é convidativo. A receita agradou-me, e tb gostei da foto.

Elvira disse...

Esses bifes ficaram com um aspecto fantástico! :-)

Anónimo disse...

pois então
PAULA,
claro está que vou ficar AINDA MAIS
atenta ao FANTÁSTICO blog...
obrigada, desde já,
e GRANDES e SABOROSOS
PETISCOS!!!
e, se me permite,
um beijinho
Maria

Ana Prazeres disse...

Paula, que aspecto fantástico tem estes bifes... Gosto muito dos produtos da Lidl. (ninguém me pagou para dizer isto...hihihi...)
Beijoca

colher-de-pau disse...

Não posso deixar o meu marido ver isto!
Eu detesto carne de vaca e ele adora! Faço de vez em quando um bifinho para ele... Mas eu acho que ele não ia resistir a isto!

Unknown disse...

Realmente os bifes engam(me) muito. Os seus estão com um óptimo aspecto. Cá em casa adora, bife, mas eu, sem que tenha qualquer explicação para isso, detesto fazer bife...