março 21, 2007

Do dia-a-dia...Penne com frutos do mar



Foi o nosso jantar um destes dias, e estava muito bom!

Lavei, limpei as lulas e cortei-as às rodelas e deixei em espera. Piquei uma cebola e um dente de alho e pûs a alourar em azeite. Quando a cebola ficou lourinha, juntei as lulas e deixei fritar uns 5 minutos. Juntei tomate, limpo de peles e sementes, cortado aos cubinhos, uma folhita de louro, uma pitada de orégãos, uma mão-cheia de ervilhas e um pouco de vinho branco (não mais que 1 dl).
Tapei e deixei cozer em lume fraco.
Entretanto tinha água ao lume para cozer o macarrão. Quando começou a ferver juntei-lhe sal e umas gotas de azeite, e introduzi a massa.
Fui tratar dos cogumelos: cortei-os em fatias e salteei-os num pouco de manteiga. Juntei-os às lulas. Juntei também alguns camarões descascados e uma colher de sopa de salsa picada, mais umas tiras de pimento vermelho. Se tivesse manjericão fresco também o teria asssociado, mas não havia... Pûs uma pitada de manjericão seco, que remédio.
Deixei apurar o molhinho e, quando a massa ficou no ponto, escorri-a e juntei-a a este preparado.

Para ficar perfeita faltavam-lhe uns belos mexilhões abertos ao natural; como não os tinha, escorri uma lata de mexilhão de conserva e juntei-os à massita, mas não é a mesma coisa.
A repetir, mas com os ingredientes que faltaram desta vez!

3 comentários:

Eli disse...

Meu esposo vai amar esse prato!

kuka disse...

Não há dúvida que é um dos poucos casamentos perfeitos.

avental disse...

Uma versão portuguesíssima com macarrões da fideua andaluza. Ainda não almocei (são 14:30) e aumentou-me ainda mais a vontade de comer, que fome é a de três dias :)